Isabella Lubrano: do Band para o Youtube

Quando Isabella Lubrano se formou no Band em 2006 provavelmente a última ideia que passou por sua mente foi a de que, hoje, ela seria destaque entre os “booktubers” brasileiros. Com mais de 110.000 inscritos, Isabella fez de seu canal no Youtube, “Ler antes de morrer”, uma profissão e, nele, aproveita para falar de uma de suas maiores paixões adquiridas ainda na época do Colégio: os livros.

isabela_lubranno_2

Como “booktuber”, nome daqueles que possuem canais no Youtube para falar exclusivamente de livros, Isabella faz resenhas de obras, fala sobre livros dos vestibulares, dá dicas de leitura e discorre sobre seus livros favoritos.  Para isso, é preciso muita pesquisa e empenho. “Eu tratei o Youtube como profissão, assim, meu foco é sempre fazer algo com qualidade”, comenta ao dizer que participou de workshops do Youtube e até recebeu ajuda de uma fonoaudióloga para os vídeos.

Todo esse esforço e força de vontade é uma herança do que aprendeu nas salas de aula do Bandeirantes, e frequentando projetos como o Idade Mídia, que exploram a comunicação. “A minha vida é antes e depois do Band. Lá que adquiri a capacidade de ler, interpretar e me concentrar. Aprendi a sentar e estudar e levo isso pra vida. É bom estudar e descobrir algo que muda toda a sua visão de mundo”, conta ela ao mencionar que ainda pretende fazer um curso de Letras. “Não quero ser alguém cujo conteúdo se esgote”.

Após se formar no Colégio, Isabella estudou Direito na Universidade de São Paulo e, depois de perceber que não era aquilo que queria, conciliou a USP com a Faculdade Cásper Líbero, onde estudou Jornalismo. O canal, que começou como um blog e gradualmente se tornou o que é hoje, provavelmente não foi a primeira opção de profissão de Isabella mas , no final, conciliou suas paixões: o jornalismo e a literatura.